Prof. Hélio Couto: Sanear as dívidas

Prof. Hélio Couto: Sanear as dívidas:




Sanear as dívidas
Estar endividado é o caminho mais curto para a perda da paz e da felicidade pessoal. É a perda da independência pessoal.
Como se chega nessa situação?
Gastar acima do que ganha. Despesa maior que a receita.
Cobrir o déficit com mais empréstimos e mais juros sobre juros.
Gastar emocionalmente. Sem se privar de nada e gastar para ter emoções.
Gastar por impulso emocional.
Não adiar a gratificação. Primeiro deveria poupar e depois comprar o que quer. Normalmente se gasta primeiro para ganhar depois. Isso cria situações de fragilidade já que situações caóticas sempre acontecem.
Não poupar para as situações caóticas.
Viver de esperanças irracionais. Discernir entre um planejamento racional e uma racionalização do que se deseja que aconteça.
O contrário de tudo isso é a prosperidade autossustentável. Prosperidade é um sentimento de ser próspero. Não é uma ideia, é um sentimento. A pessoa é próspera. Sente-se próspera em qualquer situação. Se por alguma razão perder tudo ganhará tudo de novo. Essa atitude é que deve ser o objetivo de todos. Se não tem essa atitude de nascença é possível aprender a ser próspero. Pois é uma crença. Como Morpheus disse: “Não pense, seja!”.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Sobre o Autor

Olá. Me chamo Arthur Willians. Formado em designer Gráfico, cursando engenharia, apaixonado pela arte do hiper-realismo e aspirante a psicologia, mecânica quântica, PNL, e por assim que não vai.

Leia mais sobre o autor....